Modelos no Odoo

Como definido em programação orientada a objecto (POO) um modelo é utilizado para representar um objecto real ou abstrato, incluindo suas características, restrições e funcionalidades. Por exemplo, um objecto real poderia ser uma pessoa ou um carro, mas poderia ser algo abstrato como uma foto digital ou um objecto virtual que é capaz de enviar mensagens SMS para um celular.

No Odoo temos alguns pontos importantes a ter em mente:

  • Todo modelo em Odoo representa uma tabela numa base de dados.

Na imagem a seguir temos o modelo contactos, isso quer dizer que na base de dados temos registada uma tabela contactos. Poderíamos ter como exemplo modelo de produtos, vendas, funcionários, clientes, gastos, factura, etc...

modelo em Odoo
  • Todo registo em Odoo pertence a um modelo.

Todo e qualquer registo apresentado no modelo encontra-se registado numa tabela na base de dados. Por exemplo, qualquer contacto que temos representado na imagem, representa um registo no modelo contacto.

Registo em Odoo
  • As colunas dentro das tabelas na base de dados, representam os campos dentro dos modelos Odoo.

Como exemplo na imagem abaixo temos o modelo de produtos, onde a coluna se converte em campo no modelo, como é mostrado no formulário na imagem abaixo.

 campos dentro dos modelos Odoo

Nota: Todos os campos apresentados no formulário da imagem abaixo, representam uma coluna na tabela produto na base de dados.

coluna na tabela produto

Identificar os nomes técnicos dos modelos em Odoo

  • Identificar pela URL.

Primeiro devemos abrir o modelo que pretendemos identificar, como exemplo vamos usar o modelo Factura, ver a imagem abaixo. O nome técnico do modelo é o valor que está depois da chave model.

Identificar pela URL
  • Identificar ativando o modo de desenvolvedor ou modo debug.

Primeiro temos que ativar o modo debug, para ativar esta opção deve passar a tag “debug=1” depois do web (ponto 1), e poderá verificar a opção o modo desenvolvedor ligado (ponto 2).

modo de desenvolvedor ou modo debug

Após isso aceder ao menu “Edit View: List”, irá abrir uma janela como é apresentado, na imagem abaixo, podemos verificar o nome técnico do modelo no campo modelo, podemos ver neste exemplo o modelo Factura tem como o nome técnico “account.move”.

Edit View: List

Identificar o nome técnico dos campos dentro de um modelo Odoo

Para verificar o nome técnico de um determinado campo no modelo Odoo, primeiro deverá abrir qualquer registo, e no formulário deve posicionar o mouse por cima do campo que pretende saber, ou aceder ao modo desenvolvedor, clicar no menu “View Fields”, irá abrir uma janela com todos os campos existentes no modelo , ver imagem abaixo.

nome técnico dos campos

Nota: podemos ter como referência a coluna “Field Name” onde é mostrado o nome técnico do campo, a coluna “Field Label” onde é mostrado a descrição do campo, a coluna “Model” mostrado o nome do modelo onde o campo se encontra registrado, a coluna “ Fiel Type” é mostrado o tipo do campo, a coluna “Related Model” é mostrado a relação do campo, ou seja, se o campo em questão pertence ao outro modelo Odoo.

Criar novos modelos e actualizar modelos existentes em Odoo

Um modelo Odoo novo é criado pelo um desenvolvedor python Odoo, com conhecimentos em linguagem Python e estrutura Odoo. Muitos modelos apresentados já são padrão, criados e prontos para o uso.

O importante a ter em mente é que um desenvolvedor Odoo pode criar novos modelos, definir campos e criar regras para o mesmo modelo. Ao criar um modelo novo, por sua vez este modelo irá criar uma tabela na base de dados com todos os campos referenciados no modelo, como já vimos nos pontos acima.

Um desenvolvedor Odoo pode reutilizar modelos existentes, redefinir campos, métodos e regras. Como também pode reescrever funcionalidades existentes e agregar novas mudanças de acordo com as suas necessidades.

Author photo

12 fevereiro, 2024

Recomendações
Article image

Odoo para Consultores e Técnicos

Este artigo foi escrito para dar dicas a consultores e desenvolvedores iniciantes Odoo. Aqui começará a sua imersão ao universo Odoo, vai aprender conceitos básicos de Odoo, que lhe ajudarão a começar a perceber como funciona o Odoo e não só.

Publicado: 05 fevereiro, 2024

Article image

CI/CD: integração contínua (CI), deploy ou implantação contínua (CD) da sua aplicação

Neste artigo você vai entender a necessidade de ter uma integração contínua, deploy ou implantação contínua na organização, e se a sua empresa realmente necessita de ter uma infraestrutura integrada seguindo as práticas de DevOps. Algumas pesquisas afirmam que muitas empresas no ramo de TI, possuem uma necessidade de ter mais agilidade na integração e entrega dos seus produtos, é necessário ter um controlo dos desenvolvimentos feitos pelos programadores antes de passar para produção, passando primeiro pelo processo de teste do código, a fim de garantir que não haja erros na fase de implantação. Reduzir ao máximo a necessidade que os consultores têm em entregar e actualizar um produto ao cliente.

Publicado: 01 agosto, 2022